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O século das luzes: explicando o Iluminismo de forma interativa.


     

Seguindo o cronograma da BNCC, começamos o 8° ano dando uma voltinha pela Europa no século das luzes. Vamos falar sobre o Iluminismo.

Em uma rápida definição, o Iluminismo foi um movimento intelectual do século XVIII na Europa, onde originaram novas ideias políticas, econômicas e sociais. O principal foco era a Razão, o que contrariava o antigo regime absolutista dos reis e mistico da igreja. Entre os filósofos que marcaram essa época podemos citar John Locke (1632-1704), Voltaire (1694-1778), Jean Jacques Rousseau (1712-1778), Montesquieu (1689-1755) e Adam Smith (1723-1790).

Propostas                                                                                                                   
  1. Primeiramente, vamos aflorar a mente de nossas crianças. Com isso, voltamos alguns séculos atrás e buscamos algumas dicas com o filósofo Sócrates. Sócrates criou um método de - justamente - "trazer a luz" um indivíduo por meio de sucessivas questões. Vamos começar perguntando o que a palavra "Iluminismo" lembra os nossos educandos em sala de aula. Essa é uma questão fácil pois a palavra iluminismo facilmente remete a palavra "luz". Não vai ser difícil termos uma rápida associação. Com a primeira pergunta respondida, podemos continuar fazendo o "parto" de nossos alunos, construindo outras perguntas relevantes ao seguimento da matéria. Explique o desenvolvimento científico e humanista da época, citando algumas curiosidades. 
  2. Minha segunda proposta é um jogo da memória sobre o Iluminismo no site CNEC NOAS. Para a utilização desse aplicativo interativo, teremos que auxiliar o aluno em como criar um login e senha pelo seguinte site. Com essa proposta, além de capacitarmos nossos alunos no uso da internet, também vamos criar uma aula mais interativa e de fácil absorção. Se a utilização do site em sala de aula for algo não possível pela escola, podemos passar essa atividade como um exercício para ser feito em casa.
    Primeiramente, você vai pedir para seus alunos acessarem o  seguinte link: http://www.noas.com.br/login, feito isso, vamos ao passo a passo: 
Se a foto estiver com difícil visualização, clique em cima.


Não esqueça de explicar também ao seu aluno que a senha é pessoal, portanto, só ele e um adulto (no caso, parentes e o professor) deve saber. 
Se a foto estiver com difícil visualização, clique em cima.



Se a foto estiver com difícil visualização, clique em cima.




Se a foto estiver com a difícil visualização, clique em cima.


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Se a foto estiver com difícil visualização, clique em cima.


Se a foto estiver com difícil visualização, clique em cima.

Se a foto estiver com difícil visualização, clique em cima.

Se a foto estiver com difícil visualização, clique em cima.

Se estiver com difícil visualização, clique em cima.
Esse é um jogo interativo em que o aluno associará a imagem do filósofo com um texto dedicado a ele. O texto tem que bater com a imagem, até restar o último filósofo!


  •   Por último, deixo aqui um vídeo da youtuber e também graduanda em História Débora Aladim. É um vídeo interativo, muito bem explicado. Débora é famosa pelo seu conteúdo de História e sua didática. Use como um complemento para casa ou em sala de aula, caso os alunos ainda mostrem dúvida na matéria. 



Propostas finais                                                                                                      


A minha proposta para a aplicação da matéria sobre o Iluminismo em sala de aula é uma proposta interativa com o uso do computador (em sala de aula ou em casa), combinando assuntos e curiosidades da época. Lembre-se que o Iluminismo é citado nos livros didáticos como uma época de grande revolução - científica e social -, portanto, a aula deve ser administrada de forma interessante e educativa. A aulas devem ser recheadas de curiosidades dos alunos e recebida de forma bilateral.





Autor do post
Gabriela Mendes dos Santos
Universidade Estácio de Sá 2018
Licenciatura em História


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