Últimas postagens

Explicando a expansão marítima em uma aula mais interessante.

Como primeiro tema para a 7° ano, resolvemos falar um pouco sobre a expansão marítima. Como deixar um assunto, que pode ser chato para alguns alunos, gostoso de se aprender?

É certo que nos dias atuais o ensino arcaico unilateral - baseado só na transmissão de conhecimento do professor - não é mais a solução adequada para se ensinar hoje em dia, principalmente pois é difícil fazer o aluno se interessar.

Dito isso, iremos colocar aqui algumas maneiras de explicar esse período de forma mais interessante. 

Um bom meio é usar as mídias. Hoje jogos e filmes são ótimos meios para puxar a atenção dos alunos.

Animações como Pocahontas, um clássico da disney:


Um filme que mostra um navio que parte da Inglaterra com objetivo de encontrar o "novo mundo".
Temos aqui algumas curiosidades que podem ajudar na aula, como por exemplo:


  • Pocahontas (1595-1617) foi uma india que casou com o inglês John Rolfe, tornando-se uma celebridade no fim de sua vida. Era filha de Wahunsunacock, que governava uma área que abrangia quase todas as tribos vizinhas na região de Tidewater, no estado de Virgínia.


  • O filme é a única produção da Disney baseada numa história real.


  • No filme, Pocahontas foi retratada como adulta. Porém, segundo os historiadores, ela não tinha mais de 11 anos quando se envolveu com o inglês John Smith.


  • John Smith realmente conheceu uma nativa americana, mas eles nunca se casaram. Ela acabou se unindo a outro inglês, chamado John Rolfe.


Partido um pouco para algo mais atual, temos  Piradas do Caribe, que é um ótimo modo de explicar sobre a pirataria, onde o ouro e outra riquezas eram transportadas pelo mar e obviamente chamava a atenção de criminosos.

Partindo para outra mídia temos um jogo chamado Assassin's Creed Black Flag. O jogo retrata um jovem pirata (a partir desse momento existe sim fantasia, mas é possível trabalhar em cima disso), que tem que batalhar contra maçons que são marinheiros.







Autor do post
Leon Bernardo
Universidade Estácio de Sá 2018
Licenciatura em História

Nenhum comentário