Tríade: O jogo em 3D que leva seu aluno para a Revolução Francesa.
Em mais uma postagem trago um jogo imperdível desenvolvido de professor para professor. Tríade, um jogo para desvendar a Revolução Francesa de maneira divertida e tecnológica.
É inegável os avanços tecnológicos do século XXI. Os jogos ganham cada vez mais espaço entre os jovens e adultos e a indústria dos "gamers" movimentam certa de US$1,3 bilhão, previsto para alcançar a margem de US$1,5 bilhão ainda neste ano (EXAME, 2018). Portanto, os jogos crescem cada vez mais, e, nós, professores, não havemos de parar esta grande onda tecnológica. Temos o propósito de nos juntarmos a ela.
Afinal, como aplicar os jogos de forma interativa para o ensino da História? Hoje em dia temos um vasto campo de jogos educativos e Tríade não é uma exceção. Desenvolvido por um grupo de pesquisa da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e coordenado pela professora doutora Lynn Rosalina Gama Alves, o jogo tem como enredo o século XVIII e a Revolução Francesa. O foco é o ensino da História, movendo os jovens perante uma saga bem desenvolvida e divertida com personagens reais que marcaram época.
A aplicação desse jogo fica ao critério do professor. Pode ser aplicado como um trabalho para casa ou feita em laboratório de informática. Assim, unimos o útil ao agradável: uma aula recheada de interatividade, criatividade e tecnologia. Sem esquecer, é claro, da matéria aplicada em sala de aula. Jogos educacionais podem enquadrar-se como um ótimo complemento para a absorção de conhecimento. E tratando-se de História é uma ótima maneira de abrir a mente do aluno para períodos tão importantes.
Alguma complicação pode surgir na instalação do jogo. Você, professor, que tem alguma dificuldade com o uso da tecnologia deve saber um pouco sobre para auxiliar o seu aluno em sala de aula. A seguir, vou fazer um pequeno tutorial para a instalação do mesmo:
Primeiramente, acesse o site.
(No site você pode ter acesso a mais informações sobre o jogo e equipe, acesso ao forúm, dicas e etc.)
Clique na imagem caso não consiga visualizar:
Curioso para saber como é o jogo? Assista esse vídeo!
Professor, para entrar na brincadeira, jogue o jogo também! É um ótimo passatempo. Nosso objetivo é criar uma educação em que o aluno se sinta incluído e confortável para discutir temas em sala de aula. Troque ideias e ajude os seus alunos a trocar ideias entre eles. Lembre-se também de informar aos seus alunos para pedir ajuda aos pais quando forem instalar o jogo pela primeira vez. Se você tiver um conhecimento básico de informática auxilie seu aluno em sala de aula também. Aprender vai se tornar cada vez mais divertido!
Autor do post
Gabriela Mendes dos Santos
Universidade Estácio de Sá 2018
Universidade Estácio de Sá 2018
Licenciatura em História
Nenhum comentário