Últimas postagens

O nascimento da República no Brasil.

Em tempos de fácil aceso a internet tem se tornado cada vez mais fácil para os jovens alunos acharem o conteúdo que nós professores e futuros professores temos a responsabilidade de transmitir para os nossos alunos. O objetivo deste poste é mostrar que devemos trazer essas novas fontes de conhecimento para dentro das salas de aula com o objetivo de tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. 


"O nascimento da República no Brasil no Brasil". 

Certa vez eu ouvi de uma professora que "Sessenta anos para uma pessoa pode significar uma vida inteira mas para a história sessenta anos não é nada", e quando analisamos os eventos que causaram a a queda da monarquia e a proclamação da república percebemos que nada aconteceu de um dia para o outro. 
A Guerra do Paraguai que foi de dezembro de 1864 a março de 1870 gerou muitos custos ao Brasil, que bancou a guerra praticamente sozinho e pagou um preço alto pela vitória, as despesas do Império chegaram ao dobro de sua receita, provocando uma crise financeira.
Em 1870 sob a liderança de Quintino Bocaiuva e Saldanha Marinho um grupo composto por políticos, jornalistas e intelectuais publicaram no jornal "A República", na cidade do Rio de Janeiro um manifesto no qual criticavam o poder centralizador do império e como alternativa defendiam a criação de uma República federativa. 
Em 1873, um grupo de cafeicultores paulistas insatisfeitos com a monarquia reuniram-se em uma convenção na cidade de Itu no interior de São Paulo e fundaram o Partido Republicano Paulista(PRP). 
Após ser assinada a lei Áurea em 13 de maio de 1888, os donos de escravos que eram o principal segmento da sociedade que dava sustentação ao Império deixou por completo de apoiara imperador porque se sentiam lesados com o fim da escravidão, a partir dai o caminho estava livre para que os membros do PRP se aproximassem do exercito que estavam dês do final da guerra do Paraguai buscando melhorias junto ao imperador como por exemplo a aposentadoria para os ex. combatentes, os republicanos garantiram que uma vez instaurada a republicas os padres seriam retirados da folha de pagamento para dar lugar ao exercito. 
Lei Áurea

Em 15 de novembro de 1889 o exército foi posto em marcha pela capital que era o Rio de Janeiro, e marechal Deodoro da Fonseca que a essa altura já havia aderido ao golpe depôs o ministério instituído pelo imperador Dom Pedro II sem nenhuma resistência. 

Caricatura na qual o símbolo da monarquia, a coroa, é colocada em posição de reverencia à bandeira da República.


Dom Pedro II e sua família foram exilados na madrugada de 17 de novembro e partiram para Lisboa e depois para Paris. E foi assim que o marechal Deodoro da Fonseca se tornou o presidente do período que foi chamado de "República da Espada".

Marechal Deodoro da Fonseca , primeiro presidente do Brasil


Para compreender melhor este período recomendo que exiba aos alunos programa "Era Uma Vez Uma História", da TV Bandeirantes que pode facilmente ser achado no You Tube, irei deixar o link para os vídeos logo abaixo. 




Agora vos apresento dois aplicativos que podem ser encontrados no Play Store,  um chamado "Os presidentes do Brasil", outro chamado "Professor Tom".

Os presidentes do Brasil


https://play.google.com/store/apps/details?id=com.do_apps.catalog_557

"Professor Tom"



https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.app.gpu894242.gpua04d4ef7e4c998c911a49e634701872f


Autor do Post
Douglas Mello
Universidade Estácio de Sá
Licenciatura em História




Nenhum comentário